A importância da associação das atividades físicas para a manutenção da saúde mental

Illustration: Vivek





A Organização Mundial de Saúde reconhece a atividade física como um dos comportamentos promotores de saúde (WHO, 2011). Desta forma, a atividade física tem um grande poder nas nossas vidas que podem interferir nas ações cognitivas pelos mais variados motivos: em primeiro lugar de forma biológica pela rica função que se tem dos aumento nos níveis dos neurotransmissores e por mudanças em estruturas cerebrais; segunda que estudos apontam a melhora cognitiva observada em indivíduos acometidos mentalmente. Além dos mecanismos cognitivos, é observado também a redução da pressão arterial, decréscimo dos níveis de triglicerídeos corroborando para a melhora dessas funções e também a capacidade funcional geral, contribuindo para o aumento da qualidade de vida. Ademais, ainda encontramos como benefício a melhora positiva da autoestima de cada indivíduo, além de combater ao estresse, melhora do estado humoral, aumentando assim o seu autocuidado, relacionamentos interpessoais, e melhora significativa positiva na sua saúde mental. 


Chegamos ao fim de mais um post e com ele vimos o quanto a atividade física é importante para a nossa saúde de forma geral e principalmente mental, ou seja, precisamos nos lembrar que a manutenção dela é indispensável no nosso dia a dia. E por isso como já vimos a importância da atividade física para a saúde mental logo iremos trazer formas de colocar tudo isso em prática. 


Fiquem ligados que no próximo post tem mais.




Referência utilizada:

ROEDER, M. A. BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA EM PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde[S. l.], v. 4, n. 2, p. 62–76, 2012. DOI: 10.12820/rbafs.v.4n2p62-76. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/1054. Acesso em: 11 ago. 2022.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas